sábado, 24 de março de 2012

POR QUE FAZER A AVALIAÇÃO FÍSICA?

       Alguns dos praticantes de alguma modalidade esportiva ou lazer (caminhada, corrida, musculação, ginástica etc.) não têm informações suficientes para se conscientizarem da importância em realizar a Avaliação Física antes, durante e após um programa de treinamento (exercícios físicos realizados, por um curto ou longo período, em uma ou mais modalidade). Sendo assim, torna difícil o conhecimento do seu condicionamento e aptidão física atual, no entanto, o programa de treinamento torna-se inválido, podendo até, acarretar danos à sua saúde.

      Já pensou em desparafusar um computador (CPU) e concertar sua placa-mãe sem ao menos conhecer a condição das peças e o fator que causou o dano? Como e onde, na placa-mãe, fazer o serviço? Como concertar a placa-mãe, praticar exercícios físicos, sem antes mensurar seu atual condicionamento e aptidão física, pode causar danos ainda maiores que os atuais ou não servirem para o que se pretende alcançar.
        A Avaliação Física é um processo em que nos permite comparar e determinar a evolução de uma pessoa ou grupo em uma linha de tempo seus avanços e retrocessos (Fernandes Filho, 2003). E tem, por sua vez, diversos objetivos como:

  • Avaliar o estado do aluno antes, durante e após um programa de treinamento;
  • Criar motivação para que o indivíduo supere novos    desafios;
  • Acompanhar o progresso do indivíduo perante o programa de exercícios físicos;
  • Detectar falhas no programa de treinamento e como superá-las com o treinamento físico;
  • Sugerir renovação dentro do programa de treinamento;
  • Conscientizar o aluno acerca de conceitos sobre saúde e treinamento para melhor rendimento e qualidade de vida;
  • Demonstrar em dados reais (números) os resultados alcançados.

sábado, 17 de março de 2012

"DEFINIÇÃO" DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS

Os músculos abdominais incluem o reto abdominal, os oblíquos externos e internos e o transverso (músculo profundo do abdômen). Os músculos abdominais são responsáveis pela flexão, rotação e flexão lateral do tronco.
A “definição” nada mais é que a melhor visibilidade dos tecidos musculares abaixo da pele, comumente vistos em pessoas com baixo percentual de gordura. Não existem evidências suficientes para demonstrar que exercícios localizados levariam a uma redução de gordura localizada no abdômen (Ross e Janssen, 1999). Portanto, não há sentido em treinar apenas os músculos do abdômen para sua “definição”. Logicamente, quando é esse o objetivo, devemos realizar exercícios físicos que causem um grande gasto calórico (exercícios aeróbicos para a perda de gordura) e a hipertrofia muscular (exercícios anaeróbicos para o aumento da massa muscular).
Fazer um treinamento para “perder” e “ganhar” ao mesmo tempo? Sim. É possível. Esse processo requer tempo e cautela, pois quando exagerado o número ou a execução incorreta dos exercícios, corre-se o risco de sofrer algum tipo de lesão temporária (baixa gravidade) na região lombar da coluna, ou pior, tornar-se crônica.
Os músculos abdominais, como qualquer outro músculo, devem receber os estímulos na quantidade e momento certo. Os estímulos variam entre 2 a 5 séries de 6 a 25 repetições. Procure dar pelo menos 48 horas de repouso de um treino para o outro.

sábado, 10 de março de 2012

ACESSÓRIOS PESSOAIS NO TREINAMENTO

Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, pensa-se primeiro em qual vestimenta e acessórios utilizarem: o mais bonito, a melhor marca, e claro, que faça melhor seu estilo. Porém, deixa-se de lado a principal razão de se vestir com roupas folgadas, de usar ou não usar luvas, de correr com um tênis adequado à atividade na qual está sendo realizada etc. Os acessórios pessoais utilizados durante o treinamento, além de retratar seu estilo de ser, tem como princípio auxiliar sua prática, dando-lhe conforto e segurança. Dessa forma, devem-se ter algumas precauções:

ROUPAS ADEQUADAS - Usar camisas/camisetas, bermudas e calças folgadas, que facilitem a transpiração. Em caso de roupas muito justas ao corpo, no mercado fitness/running, podemos encontrá-las com tecnologia Dri-Fit ou Poliamida, que permitem baixa absorção de umidade (suor) pelo tecido;

 LUVAS - A maioria das luvas para musculação é feita de materiais ásperos, que diminuem o risco das mãos deslizarem sobre o objeto apoiado. Então, é de grande importância usá-las no treino em que se suspende, com o apoio das mãos, qualquer carga;

TÊNIS COMFORTÁVEL E ADEQUADO - O tênis utilizado no treinamento dependerá do tempo e do grau de impacto ocasionado nos membros inferiores. Mesmo sendo de baixo impacto, mas com um grande tempo (acima de 30 minutos) de realização, é indicada, para esse treinamento, a utilização de um tênis confortável, que permitam a entrada de ar e com sistema de amortecimento;

GARRAFA D’ÁGUA - Para evitar qualquer imprevisto, em relação à falta de água, leve sempre com você sua “garrafinha";

TOALHA DE ROSTO - É quase inviável utilizá-la em ambientes abertos (ex. parques). Por questões higiênicas, é interessante levá-la aos ambientes fechados (ex. academias).

sexta-feira, 9 de março de 2012

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

1.    Fazer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2.    Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massa), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/alpina nas refeições.
3.    Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4.    Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5.    Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes e ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esse alimento mais saudável.
6.    Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga, margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
7.    Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces e recheados, sobremesas, doces e outras guloseimas.
8.    Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9.    Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo.

MANTENHA O SEU CORPO DENTRO DE LIMITES SAUDÁVEIS!

domingo, 4 de março de 2012

SE LIGA!

        Bom, galera, estreei o blog "RafaelTrainer" agora há pouco e logo fiquei ansioso para postar algumas dicas e alertas sobre o treinamento físico, mas antes, quero dizer a todos vocês que antes de colocarem em prática as dicas citadas aqui, procurem seu profissional de Educação Física, Médico, Nutricionista ou Fisioterapeuta, pois só eles saberão se você está pronto para realizar determinados exercícios ou suplementação alimentar. Você é único, cada pessoa possui necessidades diferentes. Não insista em treinar sem avaliação, prescrição e acompanhamento por um profissional. Pratique atividade física com consciência. Seu corpo agradece.

Aqui você terá informações profissionais sobre Rafael Cavalcanti, dicas e alertas, com base em estudos científicos, que serão de bom proveito à prática de atividades físicas. Bom treino e curtam o blog!