Alguns dos praticantes de alguma modalidade esportiva ou lazer (caminhada, corrida, musculação, ginástica etc.) não têm informações suficientes para se conscientizarem da importância em realizar a Avaliação Física antes, durante e após um programa de treinamento (exercícios físicos realizados, por um curto ou longo período, em uma ou mais modalidade). Sendo assim, torna difícil o conhecimento do seu condicionamento e aptidão física atual, no entanto, o programa de treinamento torna-se inválido, podendo até, acarretar danos à sua saúde.
Já pensou em desparafusar um computador (CPU) e concertar sua placa-mãe sem ao menos conhecer a condição das peças e o fator que causou o dano? Como e onde, na placa-mãe, fazer o serviço? Como concertar a placa-mãe, praticar exercícios físicos, sem antes mensurar seu atual condicionamento e aptidão física, pode causar danos ainda maiores que os atuais ou não servirem para o que se pretende alcançar.
A Avaliação Física é um processo em que nos permite comparar e determinar a evolução de uma pessoa ou grupo em uma linha de tempo seus avanços e retrocessos (Fernandes Filho, 2003). E tem, por sua vez, diversos objetivos como:
- Avaliar o estado do aluno antes, durante e após um programa de treinamento;
- Criar motivação para que o indivíduo supere novos desafios;
- Acompanhar o progresso do indivíduo perante o programa de exercícios físicos;
- Detectar falhas no programa de treinamento e como superá-las com o treinamento físico;
- Sugerir renovação dentro do programa de treinamento;
- Conscientizar o aluno acerca de conceitos sobre saúde e treinamento para melhor rendimento e qualidade de vida;
- Demonstrar em dados reais (números) os resultados alcançados.