A maioria dos indivíduos que residem em grandes cidades quase não encontra tempo para praticar exercícios físicos regularmente. Para os que restam tempo, na maioria das vezes, seus treinamentos, pelo curto tempo disponível, são de baixa duração. Em razão disso, são impostas, por parte do profissional de Educação Física, estratégias para montagem de um programa de exercícios que seja eficiente e não haja o desperdício de tempo. Seguindo essas características, o método concorrente é o mais adequado a essa situação, onde ambas as modalidades (aeróbico e musculação) são realizadas em uma mesma sessão (dia) de treinamento.
O treinamento aeróbico, quando realizado intensamente antes da musculação, pode prejudicar os ganhos de força, potência e hipertrofia muscular. No entanto, quando realizado em intensidade moderada e seguido por exercícios de musculação, em forma de circuito, é produzido resultados superiores:
· Aumento acelerado da capacidade aeróbica;
· Maior gasto calórico, com isso, será maior a perda de gordura;
· Baixa monotonia.
Quanto à ordem de colocação das modalidades (aeróbico antes ou depois da musculação) em uma mesma sessão de treinamento parece não afetar os resultados. Portanto, a escolha da atividade inicial vai de acordo com a preferência do praticante.
grande rafael, concordo plenamente com a materia, utilizo bastante essa forma de treinamento com meus alunos, sem dúvida é a união perfeita entre condicionamento cardiopulmonar e força muscular.
ResponderExcluirsucesso sempre